domingo, 23 de maio de 2010

Jovens

O Seminarista Valdeir, que faz estágio pastoral aqui na Paróquia, está preparando um trabalho com jovens. Para isso convida os jovens para uma reunião dia 29, próximo sábado, às 18h30, na Igreja Matriz. Jovens participem! É muito bom. Venha rezar, cantar, dançar com Deus! Até dia 29.

Legião de Maria




Movimento de apostolado leigo, a Legião de Maria,foi iniciada em Dublim, Irlanda, em 1921, por um leigo irlandês, Sr. Frank Duff. O movimento está hoje espalhado em todas as partes do mundo em muitas dioceses e prelazias.
"O espírito da Legião de Maria, de quem os legionários e as legionárias se esforçarão, de modo particular, por adquirir a profunda humildade, a obediência perfeita, a doçura angélica, a aplicação contínua à oração, a mortificação universal, a pureza perfeita, a paciência heroica, a sabedoria celeste, o amor corajoso e sacrificado a Deus e, acima de tudo, a sua fé, virtude que só ela praticou no mais alto grau, jamais igualado. Inspirada nesta fé e neste amor de Maria, a Legião lança-se a toda a tarefa, seja ela qual for, sem alegar impossibilidades, porque julga que tudo lhe é possível e permitido (Imitação de Cristo L III.5)".
Aqui em Piratini, a Legião de Maria existe há 40 anos, foi fundada em 21 de abril de 1970. Atualmte o grupo da Legião de Maria conta com 13 legionárias, que se reunem todas às segundas-feiras, onde meditam a Palavra de Deus, leem as instruções do manual, fazem as orações da Legião de Maria, rezam o terço, apresentam os trabalhos da semana. As Legionárias são pessoas orantes e estão sempre prontas para a visita aos doentes, levando conforto espiritual às pessoas; a reza do terço em família e participam de todas as atividades da Paróquia.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pentecostes


O Espírito Santo está sobre nós.
Alegremo-nos!
Todos somos chamados a formarmos comunidade. Afinal Pentecostes aconteceu por que os discípulos estavam reunidos.
Acontece no dia 22 de maio, próximo, às 20h, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, uma Vigília de Oração, com o pregador da RCC Nacional Manoel Filho.
Vamos preparar a vinda do Espírito Santo com muita alegria, canções e orações.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

XVI Congresso Eucarístico Nacional


O XVI Congresso Eucarístico Nacional, realizado pela Igreja do Brasíl, acontecerá em Brasília, de 13 a 16 de maio, por ocasião dos 50 anos da construção da Capital Federal e do jubileu de ouro da Arquidiocese. O tema do Congresso é “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários” e lema: “Fica conosco Senhor!”. O Congresso pode ser acompanhado pelo site: www.cen2010.org.br

Show do Cantor Antonio Cardoso


O Cantor Antonio Cardoso estará realizando o show "O amor torna tudo novo" nesta diocese no dia 30 de maio, às 18h30, no Ginásio do Seminário São Francisco de Paula.Na ocasião, será lançado o Selo comemorativo dos Correios em homenagem aos 100 anos de criação da diocese. Todos são convidados. A entrada é gratuita.

domingo, 9 de maio de 2010

Corpus Christi


"100 Anos da Diocese, 200 Anos da Paróquia: Mais Compromisso, Eucaristia e Missão!"

Com a finalidade de continuar o caminho pastoral da Igreja, especialmente no ano jubilar da Diocese e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, mais um vez estamos preparando a Festa de Corpus Chisti, no dia 3 de junho de 2010. Para essa festa religiosa, convidamos todas as comunidade, grupos, pastorais, movimentos, escolas e entidades para uma reunião no próximo dia 13 demaio, às 2oh30min, na Igreja Matriz, com a finalidade de organizar as equipes e a confecção dos tapetes.

Mãe


Minha mais bela invenção é a minha mãe...
A Virgem Maria subiu ao céu com seu corpo: eis o mistério da sua Assunção. Cabe ao nosso tempo a glória de ter escutado a proclamação deste dogma. Possuímos alguém da nossa raça, um irmão nosso, que é Deus. Temos uma mulher de nossa casa, uma irmã, que é a mãe de Deus. Um e outro reunidos, corpo e alma, olham para nós, nos amam e nos esperam na Alegria Eterna.
O anjo entrou onde ela estava e lhe disse: "Salve, cheia de graça, o Senhor está contigo"Lc 1,28. Maria disse então: "Minha alma engrandece o Senhor e meu espírito estremece de alegria em Deus, meu Salvador, porque voltou a olhar até a baixeza de sua serva. Sim, de hoje em diante as gerações todas dirão quanto sou feliz - pois o Todo-Poderoso fez por mim grandes coisas. Santo é seu nome" Lc 1, 46-49.

Minha mais bela invenção, diz Deus, é minha Mãe. Sentia falta dela e então a fiz. Fiz minha Mãe antes que ela me fizessa. Era mais garantido...
Agora sou um Homem de verdade, como todos os homens. Nada mais preciso invejar-lhes, pois já tenho Mãe. Mãe de verdade. Estava sentindo falta.
Minha Mãe, o nme dela é Maria, diz Deus. Sua alma é toda pura e cheia de graça. Seu corpo é virgem, e mora nela uma luz tão radiosa que na terra, não me cansei jamais de fitá-la, e ouvi-la, admirando-a.
É linda minha Mãe, tão bela, que deixando os esplendores ddo Céu, ao lado dela não senti saudades. No entanto, dis Deus, eu sei o que é ser carregado pelos anjos e, pois bem, não vale nem de longe os braços de u'a Mãe, podem crer.
Minha Mãe Maria um belo dia morreu, diz Deus. Desde o dia em que subi aos céus sentia falta dela - e ela de mim. Ela veio até mim com a alma, com o corpo, diretamente. Eu não podia fazer de outra maneira. Era um dever, era mais conveniente.
Os dedos que tocaram em Deus não podiam imobilizar-se. Os olhos que contemplaram Deus não podiam ficar cerrados. Os lábios que beijaram Deus não podiam enregelar-se. Este corpo puríssimo que dera um corpo a Deus não podia apodrecer, misturando com a terra...
Não, eu não pude, não era possível, ter-me-ia custado demais. Por mais que eu seja Deus, eu sou seu filho, e quem manda sou eu.
E, além disso, diz deus, foi também para meus irmãos, os homens, que eu fiz isso. Para que eles também tenham Mãe lá no céu. Mãe de verdade igual a eles, corpo e alma. A minha Mãe. Agora, pronto! Está comigo desde o instante da morte. A Assunção, como dizem os homens. A Mãe encontrou o Filho e o Filho, a mãe. Corpo e alma, um bem ao lado do outro, eternamente. Se os homens adivinhassem a beleza deste Mistério! Reconheceram-no, enfim, oficialmente. Meu representante na terra, o Papa, o proclamou solenemente. É um prazer, diz Deus, ver os dons da gente apreciados. Fazia já muito tempo, o povo cristão pressentia este grande mistério de meu amos filial e fraternal...
E agora, que o aproveitem mais ainda, diz Deus. Tem no Céu Mãe que os acompanha com os olhos, com seus olhos de carne. Tem no Céu Mãe que os ama de todo o coração, seu coração de carne. E esta Mamãe, é a minha, que me olha com os mesmos olhos, que me ama com mesmo coração. Se os homens fossem espertos, bem o aproveitariam. Deviam imaginar que a ela nada posso recusar... Que querem que eu faça? é a minha Mãe. Assim o quis. Agora não me queixo. Um diante do outro, corpo e alma, Mãe e Filho. Eternamente Mãe e Filho... (Michel Quoit, Poemas para rezar. p.14, 34ª ed.).

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dízimo

CAMINHANDO COM O DÍZIMO NA BÍBLIA
O dizimo esta na Bíblia de Gênese ao Apocalipse. É reconhecido como o Quinto Mandamento da Nossa Igreja. Por isso, sem dúvida alguma nada melhor do que entender que o dízimo é de origem Bíblica. Só podemos compreender um dízimo que tenha seu fundamento na Palavra de Deus. Assim entendido, desfazem-se duvidas sobre essa forma de doação, ou seja, a sua contribuição.
A Bíblia está cheia de referencias sobre o dizimo, as quais devidamente interpretadas nos revelam as promessas e as bênçãos que Deus deseja aos seus filhos.
Destacamos a seguir alguns textos bíblicos referentes ao dízimo:
1. A essência da partilha “o fundamento do dízimo” (Gen 1,1-31);
2. A ofertas de Caim e Abel (Gen 4,3-4);
3. O sacrifício, o dízimo de Noé (Gen 8,20-22);
4. O dízimo de Abrão (Gen 14,17-22);
5. O dízimo de Jacó (Gen 28,20-22; Gen 35,1-7.14-15);
6. As leis: estar em dia, ser fiel a Deus (Ex 22, 28-31);
7. O dízimo de Moisés – a décima parte (Ex 25,1-9);
8. A construção do tabernáculo (Ex 35,1-29);
9. Os dízimos são propriedades do Senhor (Lev 27,30);
10. O dízimo que passa sob o cajado do pastor “a décima parte” é do Senhor (Lev 27,31-32);
11. A lei acerca das ofertas, a décima parte (Num 15, 1-4);
12. A doação das primícias “os primeiros frutos” (Num 15,15-21);
13. Separar o melhor para Deus - Estipêndio dos Levitas (Num 18,25-32);
14. A Lei do Santuário Único - local da doação do dízimo (Deut 12,6-11.14);
15. A dízimo incorporado à Lei (Deut 14,22-29);
16. As primícias e o dizimo (Deut 26,12-15);
17. As ofertas do dizimo – a décima parte (ISamuel 8,15-18);
18. A bondade da viúva de Sarepta (IIReis 4, 1-4).
19. Ação de graças pelas oferendas (ICronicas 29,3-4 – 13-17);
20. As ofertas do dízimo – fraternidade e partilha (II Crônicas 31,1-21);
21. A manutenção do culto, compromisso do cristão (Neemias 10,33-40);
22. O dízimo de Tobias (Tob 1,6-8);
23. O Senhor é o bom Pastor, o Senhorio da nossa vida, de tudo (Sal 22,1-6);
24. Respeito com Deus, às primícias e o dízimo (Eclesiástico 7,31-35);
25. O dízimo nos leva a caridade, à compaixão com os necessitados (Prov 19,17; Eclesiástico 29,11-16);
26. Recompensas e bênçãos de Deus (Eclesiástico 35,1-20);
27. O dízimo e o amor de Deus (Am 4-4);
28. As promessas, o desafio e as bênçãos de Deus, muito além do necessário (Mal 3,8-12);
29. Mesmo isento e para não escandalizar, Jesus em sinal de amor e justiça, paga o imposto (Mt 17,23-26);
30. Jesus não desprezou a prática do dízimo (Mt 23,23). E acrescenta: Isso deve ser feito, mas nunca se despreze o preceito mais importante da lei, ou seja, o amor, a justiça, a misericórdia e fidelidade;
31. A multiplicação dos pães: “um sinal da partilha” (Lc 9,10-17);
32. A oferta deve vir com amor (Lc 18,9-14);
33. A conversão e a prática da justiça (Mt 23,23; Lc 11,42; Lc 19,1-10);
34. A oferta deve vir do coração (Lc 21,1-4);
35. Jesus dá exemplo de amor, fidelidade e justiça: “daí a Deus o que é de Deus e a César o que é de César (Lc 20,20-26)”;
36. Negar o dízimo não enriquecerá ninguém (At 5,1-11; Mt 6,19-23);
37. Obediência a Deus (At 5,29-33);
38. Sentido missionário do dízimo nos liberta para a paz (At 6,1-7; I Cor 16,1-3);
39. Mais bem aventurado é dar, do que receber (At 20,32-35);
40. O dízimo, a partilha e as primeiras comunidades cristãs (At 2,42-47; At 4,32-35; ITim 6,17-19);
41. A tarefa de uma comunidade (Rom 7, 18 - Flp 2,13);
42. Homens e mulheres: fermento do Reino de Deus para a transformação do mundo (IICor 8,1-15);
43. O dízimo deve ser doado com alegria (IICor 9.6-12);
44. O sacerdote deve sobreviver do templo (ICor 9,12-14; Lc 10, 7);
45. Deus é fiel e supre nossas necessidades (Flp 4,19);
46. O sacerdote é quem deve receber nossos dízimos (Heb 7,5);
47. O dízimo atende três dimensões da Igreja: Religiosa, Missionária e Social (Tg 2,14-22; Tg 5,1-6);
48. Os lucros e as perdas da vida (Mt 25,31-46; Apoc 20, 12-15);
49. Buscai em primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão dadas em acréscimo (Mt 6,33).
50. Somos chamados a ser missionários do Reino de Deus (Mt 28,16-20).
Com esses textos sobre o dízimo, podemos ter as primeiras experiências Bíblicas sobre o dizimo. O dizimo nos leva a um desafio, uma promessa e as bênçãos. Faça a experiência, diz o Senhor dos Exércitos... Mal 3,10-12. Conhecereis a verdade, pois a verdade vos libertará (João 8,32). O dízimo é uma grande semente, para você semear Deus em seu coração.
O dízimo não é: Taxa, pagamento, imposto, mensalidade, colaboração, resto, ajuda, caridade, ato de piedade; nem Oferta ou Esmola.
O dízimo é: Uma semente de bênçãos e prosperidade. É alma e a essência da partilha. É a devolução a Deus do que já é de Deus. É um dom. É vocação e missão. É um ato de fé, amor, obediência, partilha, fidelidade e compromisso com Deus, a Igreja e os pobres. “São os primeiros frutos, que devolvemos a Deus”.

http://www.psleo.com.br/diz_caminhando.htm

domingo, 2 de maio de 2010

Pe. Reinaldo


Oração para pedir a sua beatificação
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, escolhestes o Pe. Reinaldo para ser um humilde e laborioso construtor do Vosso Reino. Ornaste seu coração com exímias virtudes, principalmente com um ardente amor a Deus e ao próximo. Dele fizeste um amigo e amparo dos pobres e dos aflitos. Nós vos pedimos por sua valiosa intercessão a graça de... (faça seu pedido). Se for da vossa vontade, concedei que a Igreja, que tanto amou e tão bem serviu, o proponha como modelo e protetor nosso, elevando-o à glória dos seus altares. Nós vo-lo pedimos pelos mperitos de Nosso Senhor Jesus Cristo e pela intercessão da Virgem Maria. Amém. Reze 3 Pai Nossos, 3 Ave Marias e 3 Glória, depois pratique um ato de caridade em favor do próximo.
Pelotas, 31 de agosoto de 1993
+ Jayme H. Chemello
Bispo de Pelotas
Graças alcançadas comunicar ao Bispado de Pelotas: Praça José Bonifácio, 104, 96015-170; Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Piratini: Praça da República Rio-grandense, s/n, 96490-000. Também pode deixar aqui no blog, na parte destinada a comentários, que serão arquivadas.