terça-feira, 30 de novembro de 2010
Novena da Padroeira 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Advento, tempo da alegre espera do Senhor
Domingo, 28 de novembro, inicia-se um novo Ano Litúrgico com o Advento, em preparação ao Natal. A espiritualidade deste tempo é marcada pela esperança e pela purificação da vida; e o ensinamento é o alegre anúncio da vinda do Messias (advento). O Advento é um tempo da graça de Deus, tempo forte de evangelização. Estamos caminhando com alegria para a grande festa do Natal. Neste caminho para o Natal e Novo Ano somos chamados a acolher melhor o Filho de Deus e ter este encontro mais pessoal e transformador com Ele, nosso Salvador. Somos chamados ao crescimento na fé e na vida fraterna, na missão de anunciar o Cristo, sermos discípulos missionários, fiéis a sua palavra, em busca de um convívio de paz e justiça para todos.
Encontro das Comunidades - preparação
A Coordenação Diocesana das Comunidades promove, dia 26 de novembro, às 14,00h, no secretariado, uma reunião com os representantes das paróquias. O objetivo é começar o processo de preparação para o Encontro de Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) em maio de 2011, em Piratini. O Tema é “CEB’s, Palavra e Missão” e o lema: “CEB’s, vivendo a Palavra de Deus”. Dom Jacinto Bergmann será o assessor do encontro. As paróquias estão agora recebendo as orientações e material para organização e preparação que inclui uma pesquisa da realidade da comunidade, a ser desenvolvida até março de 2011.
Assembleia da Catequese - 5 de dezembro
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Encontro de Jovens
Campanha para a evangelização
domingo, 21 de novembro de 2010
Festa da padroeira - N. S. da Conceição
PROGRAMA:
- 29-11: Eucaristia às 7h. Novena às 20h, convidado Pe. Guilherme Panatieri, tema: Mt. 8, 5-11. Trazem N. Senhora: Pastoral da Saúde, Hospital, APAE, Clínicas, Casa da Acolhida, CRAS, CAPS. Bênção da saúde.
- 30-11: Eucaristia às 7h. Novena às 20h, convidado Pe. Enéias Carniel, tema: Mt. 4, 18-22. Trazem N. Senhora: Ponche Verde, Escola Agrícola, Inácia Machado. Bênção aos estudantes e professores.
- 1°-12: Eucaristia às 7h. Novena às 20h, tema: Mt. 15, 29-37. Trazem N. Senhora: Bancos, ACIAS/CDL, Brigada militar. Bênção: profissionais, carteiras de trabalho, equipamentos.
- 02-12: Eucaristia às 7h. Novena às 20h, tema: Mt. 7,21.24-27. Trazem N. Senhora: Jovens, catequese. Testemunho: Bruna. Bênção aos jovens.
- 03-12: Eucaristia às 7h. Novena às 20h, convidado Pe. Geraldo Kramer, tema: Mt. 9,27-31. Trazem N. Senhora: Escola Rui Ramos, Pedro Garcia e Creches. Bênção às crianças.
- 04-12: Eucaristia às 7h. Novena às 20h, convidado Grupo Vida Nova - Pelotas, tema: Mt. 9,35-10,1.6-8. Trazem N. Senhora: Cursilho, Vida nova. Bênção às famílias.
- 05-12: Almoço festivo no Centro de Eventos Erni Pereira Alves. Missa com aspersão, na Matriz, às 20h. Presidente: Pe. Darvan Hernandes da Rosa. Bênção: água e sal.
- 06-12: Eucaristia às 7h. Novena às 20h, convidado Pe. João Joaquim, tema: Lc. 5, 17-26. Trazem N. Senhora: Grupos de idosos. Bênção aos idosos.
- 07-12: Eucaristia às 7h. Novena às 20h, convidado Pe. Aldo, tema: Mt. 18, 12-24. Trazem N. Senhora: Motoristas profissionais. Bênção: chaves dos carros.
9h: Procissão saindo da Cruz Missionária, localizada na praça em frente ao pórtico da Associação Rural.
10h: Missa festiva - levar flores
12h: Almoço da partilha na Praça da Matriz
14h: Rosário vivo e Coroação de Nossa Senhora
Para as novenas, pede-se que levem a Bíblia.
Após as novenas haverá quermesse na Praça com apresentações artísticas e culturais e praça da alimentação.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Lançamento livro do centenário
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Comunidade Bom Samaritano
LOCALIZAÇÃO: Rua 15 de Dezembro, 188 - Bairro Getúlio Vargas.
DATA DA FUNDAÇÃO: 15 de outubro de 1981.
SACERDOTES QUE ATUARAM:
Nas Missões de 1981: Missionário Frei Gilson Simões
Nas Mini Missões de 1983: Padre Olavo Gasperin
Párocos: Padre José Ilário Immig; Padre Luís Henrique Pinheiro; Padre Darvan Hernandes da Rosa; Padre Florêncio Lunelli.
HISTÓRICO: A Comunidade Católica O Bom Samaritano surgiu nas Missões realizadas em Piratini, em outubro de 1981. Anteriormente a esta data, as reuniões aconteciam em residências particulares nas imediações do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini, e dividiam-se em quatro grupos assim denominados: Grupo Imaculada; Grupo Espírito Santo; Grupo Simião; Grupo Samaritano.
Em reunião realizada nas Missões, no dia 15 de outubro de 1981, onde os quatro grupos fizeram-se presentes formando um grande grupo, foi escolhido o nome O Bom Samaritano para o grande grupo, ficando assim registrada esta data como a de fundação da comunidade.
O grupo continuou reunindo-se nas garagens das residências dos participantes do grupo, dando início à catequese para crianças e adultos.
A seguir, comprou-se um terreno localizado a rua Dr Luiz Oliveira Lessa a partir de verbas arrecadadas por promoções do grupo.
Recebemos através de doação da Prefeitura Municipal um chalé, que embora em situação precária, foi o local onde demos continuidade aos trabalhos do grupo. Posteriormente, este imóvel foi trocado por um terreno de melhor localização, onde foi construído o Salão Comunitário Bom Samaritano.
FATOS IMPORTANTES: Desde então, até os dias de hoje, vários acontecimentos foram marcantes nesta caminhada, tais como:
1981: Missões Populares
1982: Campanha da Fraternidade, com visita aos enfermos. Eleição da primeira Coordenadora do Grupo, Senhora Maria Guerreiro e Irmã Maria Leni como Coordenadora dos Monitores do Grupo. Catequese de dez pessoas, com preparação para a Eucaristia. Homenagem às Irmãs Leni e Goretti pelo seu Jubileu de Prata. Atuação do Grupo Samaritano como Noveneiro durante a Novena de Nossa Senhora da Conceição.
1983: Campanha em prol dos flagelados da grande enchente ocorrida
1984: Reunião do Grupo de Reflexão, na casa das Irmãs, coordenada pelo Padre Luiz Boaro, para tratar de detalhes sobre a Campanha da Fraternidade. Assim o grupo prosseguiu com reuniões e celebração nos momentos importantes como Natal e Páscoa, realizando as reuniões no pátio da Escola Estadual Ruy Ramos, até a construção da sede da comunidade.
1993: Trabalhou
1994: O Padre José Ilário Immig assumiu a celebração de uma missa mensal, já na Comunidade. Doação da planta da comunidade foi doação do engenheiro José Dinarte Farias Ibeiro.
1995: Inauguração da cozinha, doação da Fundação Banco do Brasil, para desenvolver o programa de alimentação alternativo, coordenado pelas Irmãs da Imaculada. Inauguração do Centro Comunitário O Bom Samaritano, construído com verba vinda da Alemanha e recursos adquiridos através de promoções da Comunidade. Missa celebrada pelo Bispo Dom Jayme.
1996: Aconteceram as Santas Missões Populares, onde as refeições foram fornecidas no Centro Comunitário a todos os Missionários.
1996/1998: Construção do banheiro, escada externa e reforma da churrasqueira no pátio da comunidade.
2000: A Comunidade cedeu o porão para acolher gestantes vindas do interior do município, para que aqui realizassem exames de pré-natal e tivessem acompanhamento pós-parto, até a construção da Casa de Acolhida da Mãe Gestante. Durante a construção da referida casa, a Comunidade participou de mutirões para construção e preparação da horta para plantio de hortaliças e ervas municipais.
2000/2002: Realização de várias promoções a fim de angariar recursos para colocar forro no Salão da Comunidade.
2006: Implantação de Pastoral do Dízimo com visita aos Missionários do Dízimo aos familiares.
2007: Ampliação do Espaço Sagrado, com a construção da Sacristia; aquisição do altar, cruz, ambão e armário para guardar os vasos sagrados e as alfaias.
Relação dos Coordenadores da Comunidade:
1992: Sr. Antônio Israel Porto; 1995: Srª Maria Antonia Farias de Lima; 1997: Sr. Argeu Silveira de Oliveira; 2000: Srª Nilma Borges Zanetti; 2002: Sr. Erasmo Dutra; 2005: assumiu pela segunda vez o Sr. Argeu Silveira de Oliveira; 2008: Srª Delma Alves Amaral.
Salienta-se, portanto que durante toda a caminhada da Comunidade O Bom Samaritano, as Irmãs Filhas da Imaculada Conceição, marcaram presença com sua participação efetiva.
A participação da Comunidade apresenta aumentos significativos nas celebrações religiosas e nas reuniões de associação do Bairro Getúlio Vargas.
Mensalmente acontece a Confraternização Partilhada, após a Celebração Eucarística.
A Comunidade é desafiada a ser Sacramento de Amor, de Solidariedade e de Justiça. Ser “figura do Bom Samaritano, aquele que, movido de compaixão, correu imediatamente em socorro do ferido.” cf. CNBB nº 87.
Assim as lideranças priorizam a Evangelização Integrada e a Promoção da Vida.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Comunidade João Paulo II
LOCALIZAÇÃO: Rua Oito de Dezembro, esquina Ernesto Dorneles – Bairro Vila Nova.
DATA DA FUNDAÇÃO: 30 DE OUTUBRO DE 1981.
HISTÓRICO: A comunidade João Paulo II teve início com as primeiras missões realizadas na Paróquia, em 1981, onde se reuniam numa sala cedida pela Escola Estadual Professora Inácia Machado da Silveira.
O Presbítero Cláudio Neotzling, missionário, vendo a fé daquele povo que ali estava reunido todos os dias e não havendo um local adequado sugeriu que fosse fundada uma comunidade.
Então, durante uma reunião foi colocado o desejo de fundar uma comunidade, o que foi aprovado por unanimidade e na mesma ocasião já foi escolhido o nome de João Paulo II como Padroeiro.
Após a fundação da comunidade, as missas começaram a ser celebradas numa sala cedida pela Escola Estadual Professora Inácia Machado da Silveira.
A comunidade possui uma Coordenação escolhida pela própria comunidade em assembléia assistida pelo Pároco.
Possui um terreno medindo 25m x 15,50m doado pela Prefeitura municipal. Recentemente recebeu a doação de mais 3,15m x 26m, ao lado, à rua Ernesto Dorneles, doado pelo Sr. Paulo Cardoso.
Patrimônio: salão comunitário com secretaria, sacrário, credencia, copa, cozinha, 2 banheiros, utensílios de cozinha e uma churrasqueira aos fundos.
PADROEIRO: João Paulo II
FATOS IMPORTANTES:
A fundação da comunidade por ocasião das primeiras Missões Populares.
A Primeira Missa rezada no Salão Comunitário, presidida pelo Presbítero Cláudio, o missionário que lançou a semente para a fundação da comunidade.
As Missões Populares de 1996 e 2006 foram muito importantes para o desenvolvimento e crescimento na fé.
Encontros de famílias. Grupo de jovem. Encontro de batismo. Trabalho da caridade. Catequese para crianças, jovens e adultos para preparar para a primeira Eucaristia, Crisma e Batismo. Grupo de oração RCC, Terço semanal. Pastoral da Saúde. Pastoral do Dízimo.
Celebrações e missas semanais aos sábados, às 18h.
Adoração ao Santíssimo Sacramento e missa ou celebração da Palavra, todas as quintas-feiras, às 17h45min.
No dia 30 de setembro de 2000, foi celebrada missa solene na comunidade, às 18h, presidida pelo Pároco, Pe. Luís Henrique Pinheiro onde foi inaugurado o Sacrário. Na oportunidade o padre explicou que a partir de agora a comunidade contaria com o Santíssimo Sacramento, por isso passaria a Capela, onde ao entrar deveríamos nos ajoelhar diante do SS para, respeitosamente, louvar e agradecer pelo dom da vida e a presença de Jesus em nossas vidas. No final foi feita uma confraternização e um agradecimento a todos que trabalharam e doaram material.