sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Comunidade Bom Samaritano

A Comunidade Bom Samaritano também comemora 29 anos. A seguir o histórico da comunidade.

LOCALIZAÇÃO: Rua 15 de Dezembro, 188 - Bairro Getúlio Vargas.

DATA DA FUNDAÇÃO: 15 de outubro de 1981.

SACERDOTES QUE ATUARAM:

Nas Missões de 1981: Missionário Frei Gilson Simões

Nas Mini Missões de 1983: Padre Olavo Gasperin

Párocos: Padre José Ilário Immig; Padre Luís Henrique Pinheiro; Padre Darvan Hernandes da Rosa; Padre Florêncio Lunelli.

HISTÓRICO: A Comunidade Católica O Bom Samaritano surgiu nas Missões realizadas em Piratini, em outubro de 1981. Anteriormente a esta data, as reuniões aconteciam em residências particulares nas imediações do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini, e dividiam-se em quatro grupos assim denominados: Grupo Imaculada; Grupo Espírito Santo; Grupo Simião; Grupo Samaritano.

Em reunião realizada nas Missões, no dia 15 de outubro de 1981, onde os quatro grupos fizeram-se presentes formando um grande grupo, foi escolhido o nome O Bom Samaritano para o grande grupo, ficando assim registrada esta data como a de fundação da comunidade.

O grupo continuou reunindo-se nas garagens das residências dos participantes do grupo, dando início à catequese para crianças e adultos.

A seguir, comprou-se um terreno localizado a rua Dr Luiz Oliveira Lessa a partir de verbas arrecadadas por promoções do grupo.

Recebemos através de doação da Prefeitura Municipal um chalé, que embora em situação precária, foi o local onde demos continuidade aos trabalhos do grupo. Posteriormente, este imóvel foi trocado por um terreno de melhor localização, onde foi construído o Salão Comunitário Bom Samaritano.

FATOS IMPORTANTES: Desde então, até os dias de hoje, vários acontecimentos foram marcantes nesta caminhada, tais como:

1981: Missões Populares

1982: Campanha da Fraternidade, com visita aos enfermos. Eleição da primeira Coordenadora do Grupo, Senhora Maria Guerreiro e Irmã Maria Leni como Coordenadora dos Monitores do Grupo. Catequese de dez pessoas, com preparação para a Eucaristia. Homenagem às Irmãs Leni e Goretti pelo seu Jubileu de Prata. Atuação do Grupo Samaritano como Noveneiro durante a Novena de Nossa Senhora da Conceição.

1983: Campanha em prol dos flagelados da grande enchente ocorrida em Pedro Osório, organizada pela Coordenadora Maria Guerreiro. Mini Missões. Trabalho em mutirão para a construção de residência para uma família necessitada.

1984: Reunião do Grupo de Reflexão, na casa das Irmãs, coordenada pelo Padre Luiz Boaro, para tratar de detalhes sobre a Campanha da Fraternidade. Assim o grupo prosseguiu com reuniões e celebração nos momentos importantes como Natal e Páscoa, realizando as reuniões no pátio da Escola Estadual Ruy Ramos, até a construção da sede da comunidade.

1993: Trabalhou em nossa Comunidade, com muito esmero, o Diácono Sérgio

1994: O Padre José Ilário Immig assumiu a celebração de uma missa mensal, já na Comunidade. Doação da planta da comunidade foi doação do engenheiro José Dinarte Farias Ibeiro.

1995: Inauguração da cozinha, doação da Fundação Banco do Brasil, para desenvolver o programa de alimentação alternativo, coordenado pelas Irmãs da Imaculada. Inauguração do Centro Comunitário O Bom Samaritano, construído com verba vinda da Alemanha e recursos adquiridos através de promoções da Comunidade. Missa celebrada pelo Bispo Dom Jayme.

1996: Aconteceram as Santas Missões Populares, onde as refeições foram fornecidas no Centro Comunitário a todos os Missionários.

1996/1998: Construção do banheiro, escada externa e reforma da churrasqueira no pátio da comunidade.

2000: A Comunidade cedeu o porão para acolher gestantes vindas do interior do município, para que aqui realizassem exames de pré-natal e tivessem acompanhamento pós-parto, até a construção da Casa de Acolhida da Mãe Gestante. Durante a construção da referida casa, a Comunidade participou de mutirões para construção e preparação da horta para plantio de hortaliças e ervas municipais.

2000/2002: Realização de várias promoções a fim de angariar recursos para colocar forro no Salão da Comunidade.

2006: Implantação de Pastoral do Dízimo com visita aos Missionários do Dízimo aos familiares.

2007: Ampliação do Espaço Sagrado, com a construção da Sacristia; aquisição do altar, cruz, ambão e armário para guardar os vasos sagrados e as alfaias.

Relação dos Coordenadores da Comunidade:

1992: Sr. Antônio Israel Porto; 1995: Srª Maria Antonia Farias de Lima; 1997: Sr. Argeu Silveira de Oliveira; 2000: Srª Nilma Borges Zanetti; 2002: Sr. Erasmo Dutra; 2005: assumiu pela segunda vez o Sr. Argeu Silveira de Oliveira; 2008: Srª Delma Alves Amaral.

Salienta-se, portanto que durante toda a caminhada da Comunidade O Bom Samaritano, as Irmãs Filhas da Imaculada Conceição, marcaram presença com sua participação efetiva.

A participação da Comunidade apresenta aumentos significativos nas celebrações religiosas e nas reuniões de associação do Bairro Getúlio Vargas.

Mensalmente acontece a Confraternização Partilhada, após a Celebração Eucarística.

A Comunidade é desafiada a ser Sacramento de Amor, de Solidariedade e de Justiça. Ser “figura do Bom Samaritano, aquele que, movido de compaixão, correu imediatamente em socorro do ferido.” cf. CNBB nº 87.

Assim as lideranças priorizam a Evangelização Integrada e a Promoção da Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário