LOCALIZAÇÃO: Rua Oito de Dezembro, esquina Ernesto Dorneles – Bairro Vila Nova.
DATA DA FUNDAÇÃO: 30 DE OUTUBRO DE 1981.
HISTÓRICO: A comunidade João Paulo II teve início com as primeiras missões realizadas na Paróquia, em 1981, onde se reuniam numa sala cedida pela Escola Estadual Professora Inácia Machado da Silveira.
O Presbítero Cláudio Neotzling, missionário, vendo a fé daquele povo que ali estava reunido todos os dias e não havendo um local adequado sugeriu que fosse fundada uma comunidade.
Então, durante uma reunião foi colocado o desejo de fundar uma comunidade, o que foi aprovado por unanimidade e na mesma ocasião já foi escolhido o nome de João Paulo II como Padroeiro.
Após a fundação da comunidade, as missas começaram a ser celebradas numa sala cedida pela Escola Estadual Professora Inácia Machado da Silveira.
A comunidade possui uma Coordenação escolhida pela própria comunidade em assembléia assistida pelo Pároco.
Possui um terreno medindo 25m x 15,50m doado pela Prefeitura municipal. Recentemente recebeu a doação de mais 3,15m x 26m, ao lado, à rua Ernesto Dorneles, doado pelo Sr. Paulo Cardoso.
Patrimônio: salão comunitário com secretaria, sacrário, credencia, copa, cozinha, 2 banheiros, utensílios de cozinha e uma churrasqueira aos fundos.
PADROEIRO: João Paulo II
FATOS IMPORTANTES:
A fundação da comunidade por ocasião das primeiras Missões Populares.
A Primeira Missa rezada no Salão Comunitário, presidida pelo Presbítero Cláudio, o missionário que lançou a semente para a fundação da comunidade.
As Missões Populares de 1996 e 2006 foram muito importantes para o desenvolvimento e crescimento na fé.
Encontros de famílias. Grupo de jovem. Encontro de batismo. Trabalho da caridade. Catequese para crianças, jovens e adultos para preparar para a primeira Eucaristia, Crisma e Batismo. Grupo de oração RCC, Terço semanal. Pastoral da Saúde. Pastoral do Dízimo.
Celebrações e missas semanais aos sábados, às 18h.
Adoração ao Santíssimo Sacramento e missa ou celebração da Palavra, todas as quintas-feiras, às 17h45min.
No dia 30 de setembro de 2000, foi celebrada missa solene na comunidade, às 18h, presidida pelo Pároco, Pe. Luís Henrique Pinheiro onde foi inaugurado o Sacrário. Na oportunidade o padre explicou que a partir de agora a comunidade contaria com o Santíssimo Sacramento, por isso passaria a Capela, onde ao entrar deveríamos nos ajoelhar diante do SS para, respeitosamente, louvar e agradecer pelo dom da vida e a presença de Jesus em nossas vidas. No final foi feita uma confraternização e um agradecimento a todos que trabalharam e doaram material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário