quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Comunidade João Paulo II

A Comunidade João Paulo II está comemorando 29 anos de sua fundação com um tríduo que iniciou hoje,04, encerrando sábado, 06, com uma missa festiva, após será realizada uma confraternização na comunidade. A seguir, o histórico da comunidade.
LOCALIZAÇÃO: Rua Oito de Dezembro, esquina Ernesto Dorneles – Bairro Vila Nova.

DATA DA FUNDAÇÃO: 30 DE OUTUBRO DE 1981.

HISTÓRICO: A comunidade João Paulo II teve início com as primeiras missões realizadas na Paróquia, em 1981, onde se reuniam numa sala cedida pela Escola Estadual Professora Inácia Machado da Silveira.

O Presbítero Cláudio Neotzling, missionário, vendo a fé daquele povo que ali estava reunido todos os dias e não havendo um local adequado sugeriu que fosse fundada uma comunidade.

Então, durante uma reunião foi colocado o desejo de fundar uma comunidade, o que foi aprovado por unanimidade e na mesma ocasião já foi escolhido o nome de João Paulo II como Padroeiro.

Após a fundação da comunidade, as missas começaram a ser celebradas numa sala cedida pela Escola Estadual Professora Inácia Machado da Silveira.

A comunidade possui uma Coordenação escolhida pela própria comunidade em assembléia assistida pelo Pároco.

Possui um terreno medindo 25m x 15,50m doado pela Prefeitura municipal. Recentemente recebeu a doação de mais 3,15m x 26m, ao lado, à rua Ernesto Dorneles, doado pelo Sr. Paulo Cardoso.

Patrimônio: salão comunitário com secretaria, sacrário, credencia, copa, cozinha, 2 banheiros, utensílios de cozinha e uma churrasqueira aos fundos.

PADROEIRO: João Paulo II

FATOS IMPORTANTES:

A fundação da comunidade por ocasião das primeiras Missões Populares.

A Primeira Missa rezada no Salão Comunitário, presidida pelo Presbítero Cláudio, o missionário que lançou a semente para a fundação da comunidade.

As Missões Populares de 1996 e 2006 foram muito importantes para o desenvolvimento e crescimento na fé.

Encontros de famílias. Grupo de jovem. Encontro de batismo. Trabalho da caridade. Catequese para crianças, jovens e adultos para preparar para a primeira Eucaristia, Crisma e Batismo. Grupo de oração RCC, Terço semanal. Pastoral da Saúde. Pastoral do Dízimo.

Celebrações e missas semanais aos sábados, às 18h.

Adoração ao Santíssimo Sacramento e missa ou celebração da Palavra, todas as quintas-feiras, às 17h45min.

No dia 30 de setembro de 2000, foi celebrada missa solene na comunidade, às 18h, presidida pelo Pároco, Pe. Luís Henrique Pinheiro onde foi inaugurado o Sacrário. Na oportunidade o padre explicou que a partir de agora a comunidade contaria com o Santíssimo Sacramento, por isso passaria a Capela, onde ao entrar deveríamos nos ajoelhar diante do SS para, respeitosamente, louvar e agradecer pelo dom da vida e a presença de Jesus em nossas vidas. No final foi feita uma confraternização e um agradecimento a todos que trabalharam e doaram material.


Nenhum comentário:

Postar um comentário